Novidades | Estudo revela que bactérias causadoras de infecção têm atração pelo sangue

| Estudo revela que bactérias causadoras de infecção têm atração pelo sangue |

Estudo revela que bactérias causadoras de infecção têm atração pelo sangue


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Estudo revela que bactérias causadoras de infecção têm atração pelo sangue

Pesquisadores da Universidade de Washington descobriram que certas bactérias têm a capacidade de identificar e se mover em direção ao sangue humano, comportamento descrito como “vampirismo bacteriano”. A pesquisa, publicada recentemente, revelou que bactérias da família Enterobacteriaceae têm uma preferência por sangue, o que pode ajudar a compreender melhor infecções sanguíneas.

No experimento conduzido, as bactérias Salmonella enterica, Escherichia coli e Citrobacter koseri foram expostas a uma mistura de nutrientes e sangue humano. As bactérias imediatamente se dirigiram ao sangue, mostrando um forte interesse, especialmente no plasma, a parte líquida do sangue rica em nutrientes. Esta descoberta abre caminho para o desenvolvimento de medicamentos que possam interromper essa habilidade das bactérias, auxiliando no tratamento de infecções sanguíneas.

A principal autora do estudo, Siena Glenn, ressaltou a importância dessas revelações no entendimento das fontes de infecções sanguíneas e no potencial de novos tratamentos. A pesquisa traz insights valiosos sobre como as bactérias detectam sangue e como essa informação pode levar a avanços terapêuticos no futuro. Siga a editoria de Saúde no Instagram para mais conteúdos relacionados ao assunto.






Recomendamos


Outras Novidades





Mais Recentes