Nesta quarta-feira (15/5), o Sul do Brasil enfrentará uma queda nas temperaturas, com ao menos cinco capitais prevendo registrar mínimas do ano. A influência de uma frente fria causou o enfraquecimento parcial do bloqueio atmosférico sobre o país, ampliando o risco de geada na região.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre (RS) pode chegar a 7°C e Florianópolis (SC) a 12°C. A massa polar atuará fortemente no Sul, garantindo um dia com sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva.
O meteorologista destaca que apesar das temperaturas mais baixas em capitais do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, não são esperados recordes de mínimas. A principal preocupação reside no Sul, com previsões de temperaturas abaixo de 0°C em certos pontos do Rio Grande do Sul, bem como nas serras gaúcha e catarinense. São esperados recordes de menores temperaturas em cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco.
Após o período de frio intenso, a partir de quinta-feira (16/5), as temperaturas devem subir no Sudeste e no Centro-Oeste. A chuva também deve retornar ao Sul do país, com maiores acumulados previstos no norte do Rio Grande do Sul. Espera-se uma média de 60 a 100 milímetros de chuva nessa região, com acumulados entre 30 e 50 milímetros na região de Porto Alegre.