O governo federal planeja abrir uma seleção específica de projetos para o estado do Rio Grande do Sul por meio do Novo PAC. O anúncio deve ser feito em breve, de acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Já havia sido divulgado anteriormente um investimento de R$ 1,4 bilhão para o estado dentro do Novo PAC Seleções, com foco na prevenção de desastres, como as recentes enchentes.
O ministro mencionou que as cidades gaúchas terão a oportunidade de apresentar projetos de prevenção de desastres para receberem apoio do governo federal. Além disso, os municípios afetados pelas enchentes poderão solicitar ajuda para reconstruir prédios públicos, como hospitais, creches e escolas, com um processo simplificado de cadastramento direto pelos prefeitos.
Adicionalmente, o ministro Rui Costa anunciou o lançamento do PAC Seleções-Macrodrenagem para as próximas semanas. Esse programa estará focado em obras de sistemas de drenagem e mecanismos de prevenção a alagamentos, visando melhorar a infraestrutura e prevenir novos desastres no estado.